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sábado, 25 de dezembro de 2010

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. "Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.



Fonte: Revista Mundo Estranho

Censo revela crescimento da educação profissional no país.

Censo revela crescimento da educação profissional no país As matrículas na educação profissional e tecnológica cresceram 74,9% entre 2002 e 2010, segundo dados oficiais do Censo Escolar divulgado nesta terça-feira, 21, pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2010, o país [redes pública e privada] contabiliza 1,1 milhão de alunos na educação profissional, enquanto em 2002 eles somavam 652.073. No mesmo período, a rede federal de educação profissional passou de 77.190 alunos para 165.355, o que representa crescimento de 114%. Na rede federal, também se destaca a oferta do ensino médio integrado, com 46% das matrículas. Em 2007 este índice era de 27%. A trajetória de expansão da educação profissional também pode ser vista entre 2007 e 2010. Em 2007, as matrículas eram 780.162. Ao alcançar 1.140.388 neste ano, o crescimento é de 46% no intervalo.

           
Fonte: Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação - Brasília - DF

sábado, 18 de dezembro de 2010

Revitalização do Conselho Escolar do CETEP - PORTAL DO SERTÃO

Os marcos legais da educação brasileira, como a Constituição Federal/88, a LDB 93/94 e o PND/2001 legalizaram a Educação com novos paradigmas, num novo contexto da
Educação, destacando a gestão democrática, participação da comunidade, nas políticas públicas e a formação ou implantação do Conselho Escolar.
Com todas as mudanças nas leis educacionais, a escola caminha a passos lentos.
A gestão dita democrática é, ainda muito incipiente, herança de modelos passados, onde a participação da comunidade não é uma realidade constante.
Diante da atual conjuntura, a escola tem necessidade da existência de espaços de participação, para que diversos segmentos possam exercer a prática democrática. Dentre estes espaços, o Conselho escolar se destaca, pois sua participação está ligada, principalmente a essência do trabalho escolar.
Para fortalecer a equipe gestora, construímos um Plano de Ação sistematizado para a revitalização do Conselho Escolar, buscando sensibilizar e mobilizar toda a comunidade, inclusive os Conselheiros, no envolvimento e participação nas ações.
O Conselho Escolar participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico e acompanha o desenrolar das ações da Escola, em um permanente processo e avaliação com a finalidade maior. A construção de uma educação de qualidade, democrática e emancipadora. Por isso, a primeira atividade que o Conselho Escolar coloca para si é a de discutir e definir o tipo de educação a ser desenvolvida.

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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Matrículas para os Cursos Profissionalizantes no CETEP - Portal do Sertão


Minha fotoNesta segunda-feira começaram as matrículas para os cursos subsequentes para a Educação Profissional na Bahia. Iniciaram hoje (dia 30) e encerram no dia 10 de dezembro.
Técnico em Agroecologia - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Edificações - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Saúde Bucal - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Agroecologia - Vesperino - 30 Vagas.
  • Técnico em Enfermagem - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Enfermagem - Vespertino - 30 Vagas.
  • Técnico em Saúde Bucal - Vespertino - 30 Vagas.
  • Técnico em Edificações - Vespertino - 30 Vagas.
Incrições aqui:






terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reaplicação das provas do ENEM

Nova data está prevista para 4 de Dezembro segundo o MEC


Devido a queda da liminar que tinha suspendido o Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério da Educação começa, agora, a organizar a reaplicação das provas para os candidatos prejudicados pelo problema nos 21 mil cadernos de prova amarelos que apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões.
Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos alunos que receberam as provas com defeito não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas, mas os dados levantados até agora mostram que o número é bem menor. Até o momento, menos de 200 ocorrências foram identificadas, em seis estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.
O levantamento desses estudantes que terão direito a refazer as provas de ciências da natureza e humanas, aplicadas no último sábado (6), está sendo feito a partir das atas das 128 mil salas de prova. Esse documento é utilizado pelos fiscais para relatar qualquer problema que tenha ocorrido durante a aplicação. Só vai poder refazer a prova aqueles participantes que tinham o caderno com erro, relataram o defeito ao fiscal e não puderam trocar o material.
Como ainda não está definido o total de estudantes que participarão da reaplicação do Enem, ainda não está marcada a data da prova. Mas o MEC trabalha com a possibilidade de realizá-la no dia 4 de dezembro. Como apenas os cadernos do sábado apresentaram o defeito, só será necessário um dia para aplicar o exame aos prejudicados.

 Fonte: Portal do ENEM

O gabarito das provas pode ser acessado no link abaixo:
www.enem.inep.gov.br/provas.php

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Homenagem Póstuma

A UMA AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

Carlos Drummond de Andrade




Maria das Virgens do Rosário
* 25/05/1954
+ 07/11/2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CURSO MÍDIAS DIGITAIS NA BAHIA

Encontra-se aberto no site do IAT, a inscrição para o CURSO MÍDIAS DIGITAIS NA BAHIA, carga horária 120hs, sendo 16hs presencial (02 encontros de 08hs cada) e 104 à distância.

  • OBJETIVO:
A inserção da tecnologia em todos os ambientes na contemporaneidade nos coloca diante da necessidade constante de formação de professores para o uso das tecnologias da interação e comunicação também nos ambientes escolares. Hoje o professor precisa estar preparado para realizar seu trabalho consciente de que vivemos num mundo onde diversos caminhos podem levar ao raciocínio e ao conhecimento e de que a aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, além da tradicional aula expositiva. O uso crescente dos meios audiovisuais e da tecnologia em geral na sociedade diversificou as estratégias de aprendizagem informal. Além disso, há um grande volume de informação que circula com muita rapidez e através da multiplicidade de alternativas."