Marcador

sábado, 18 de dezembro de 2010

Revitalização do Conselho Escolar do CETEP - PORTAL DO SERTÃO

Os marcos legais da educação brasileira, como a Constituição Federal/88, a LDB 93/94 e o PND/2001 legalizaram a Educação com novos paradigmas, num novo contexto da
Educação, destacando a gestão democrática, participação da comunidade, nas políticas públicas e a formação ou implantação do Conselho Escolar.
Com todas as mudanças nas leis educacionais, a escola caminha a passos lentos.
A gestão dita democrática é, ainda muito incipiente, herança de modelos passados, onde a participação da comunidade não é uma realidade constante.
Diante da atual conjuntura, a escola tem necessidade da existência de espaços de participação, para que diversos segmentos possam exercer a prática democrática. Dentre estes espaços, o Conselho escolar se destaca, pois sua participação está ligada, principalmente a essência do trabalho escolar.
Para fortalecer a equipe gestora, construímos um Plano de Ação sistematizado para a revitalização do Conselho Escolar, buscando sensibilizar e mobilizar toda a comunidade, inclusive os Conselheiros, no envolvimento e participação nas ações.
O Conselho Escolar participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico e acompanha o desenrolar das ações da Escola, em um permanente processo e avaliação com a finalidade maior. A construção de uma educação de qualidade, democrática e emancipadora. Por isso, a primeira atividade que o Conselho Escolar coloca para si é a de discutir e definir o tipo de educação a ser desenvolvida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário