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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Matrículas para os Cursos Profissionalizantes no CETEP - Portal do Sertão


Minha fotoNesta segunda-feira começaram as matrículas para os cursos subsequentes para a Educação Profissional na Bahia. Iniciaram hoje (dia 30) e encerram no dia 10 de dezembro.
Técnico em Agroecologia - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Edificações - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Saúde Bucal - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Agroecologia - Vesperino - 30 Vagas.
  • Técnico em Enfermagem - Matutino - 30 Vagas.
  • Técnico em Enfermagem - Vespertino - 30 Vagas.
  • Técnico em Saúde Bucal - Vespertino - 30 Vagas.
  • Técnico em Edificações - Vespertino - 30 Vagas.
Incrições aqui:






terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reaplicação das provas do ENEM

Nova data está prevista para 4 de Dezembro segundo o MEC


Devido a queda da liminar que tinha suspendido o Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério da Educação começa, agora, a organizar a reaplicação das provas para os candidatos prejudicados pelo problema nos 21 mil cadernos de prova amarelos que apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões.
Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos alunos que receberam as provas com defeito não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas, mas os dados levantados até agora mostram que o número é bem menor. Até o momento, menos de 200 ocorrências foram identificadas, em seis estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.
O levantamento desses estudantes que terão direito a refazer as provas de ciências da natureza e humanas, aplicadas no último sábado (6), está sendo feito a partir das atas das 128 mil salas de prova. Esse documento é utilizado pelos fiscais para relatar qualquer problema que tenha ocorrido durante a aplicação. Só vai poder refazer a prova aqueles participantes que tinham o caderno com erro, relataram o defeito ao fiscal e não puderam trocar o material.
Como ainda não está definido o total de estudantes que participarão da reaplicação do Enem, ainda não está marcada a data da prova. Mas o MEC trabalha com a possibilidade de realizá-la no dia 4 de dezembro. Como apenas os cadernos do sábado apresentaram o defeito, só será necessário um dia para aplicar o exame aos prejudicados.

 Fonte: Portal do ENEM

O gabarito das provas pode ser acessado no link abaixo:
www.enem.inep.gov.br/provas.php

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Homenagem Póstuma

A UMA AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

Carlos Drummond de Andrade




Maria das Virgens do Rosário
* 25/05/1954
+ 07/11/2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CURSO MÍDIAS DIGITAIS NA BAHIA

Encontra-se aberto no site do IAT, a inscrição para o CURSO MÍDIAS DIGITAIS NA BAHIA, carga horária 120hs, sendo 16hs presencial (02 encontros de 08hs cada) e 104 à distância.

  • OBJETIVO:
A inserção da tecnologia em todos os ambientes na contemporaneidade nos coloca diante da necessidade constante de formação de professores para o uso das tecnologias da interação e comunicação também nos ambientes escolares. Hoje o professor precisa estar preparado para realizar seu trabalho consciente de que vivemos num mundo onde diversos caminhos podem levar ao raciocínio e ao conhecimento e de que a aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, além da tradicional aula expositiva. O uso crescente dos meios audiovisuais e da tecnologia em geral na sociedade diversificou as estratégias de aprendizagem informal. Além disso, há um grande volume de informação que circula com muita rapidez e através da multiplicidade de alternativas."

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa

dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...



Autor: (Desconhecido)



domingo, 10 de outubro de 2010

Existem espécies que se reproduzem sem a participação dos machos?

Espécies de lagartos se reproduzem por partenogênese, sem a participação do macho.
A maioria das espécies de lagartos se reproduz assim. No sudoeste dos Estados Unidos, e no norte do México, vive uma espécie de lagarto (Cmenidiphorus uniparens), formada somente por fêmeas que se reproduzem por partenogênese ou seja, sem a participação de machos. Nesse tipo de reprodução, cada fêmea é um clone: as filhas são geneticamente idênticas à mãe. A partenogênese pode não ser muito romântica, mas tem lá suas vantagens uma delas é dar à espécie um potencial maior de crescimento demográfico. É lógico, afinal, todos os lagartos, e não apenas cerca da metade, são capazes de colocar ovos. Mas, o que chama a atenção na reprodução dos Cmenidiphorus uniparens, especificamente, é a simulação do ato sexual; um lagarto se comporta como a fêmea que de fato é; outro age como se fosse macho monta sobre a parceira, enroscando-a com o rabo. A cada duas semanas, aproximadamente, os papéis se invertem: o aumento acentuado da quantidade de progesterona o hormônio que regula o crescimento dos ovários no organismo da fêmea que acabou de pôr ovos indica que chegou sua vez de representar o macho. Passadas mais duas semanas, seus ovários estão crescidos e começam a secretar outro hormônio, o estrógeno: é o sinal de que deve reassumir o verdadeiro papel de fêmea. Qual a finalidade desse teatro todo para reprodução? Segundo o professor David Crews, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, as fêmeas Cmenidiphorus uniparens ovulam com mais facilidade , quando há outras fêmeas por perto, imitando machos.

(Revista Superinteressante)



Início da Ciberguerra

Ciência e Tecnologia

09/10/2010 09h05

Stuxnet pode marcar início da ciberguerra, dizem especialistas

Ismael Cardoso, Portal Terra

As atenções do mundo cibernético estão voltadas a um vírus que pode ser o sinal do começo de uma nova era: a era da guerra cibernética. Os ataques do Stuxnet a uma usina nuclear no Irã, a sistemas de indústrias fundamentais na China e a uma indústria alemã nas últimas semanas colocaram em alerta especialistas em segurança digital.
O Stuxnet é o primeiro vírus capaz de causar danos no meio físico, o que o torna uma ameaça diferente de tudo o que foi visto anteriormente. "A lógica de um vírus basicamente é gerar retorno financeiro. Normalmente ele se espalha rapidamente para capturar informações, senhas bancárias, atacar um site de comércio eletrônico. Não faz sentido pensar que esse vírus seguiu essa lógica", diz o CEO da Cipher, empresa brasileira especializada em segurança da informação, Alexandre Sieira.

Como age o Stuxnet

O vírus tem como alvo principal sistemas de controle industriais, que são usados para monitorar e gerenciar usinas de energia elétrica, represas, sistemas de processamento de resíduos e outras operações fundamentais. A partir daí, o malware modifica seus códigos para permitir que os atacantes tomem o controle sem que os operadores percebam. Em outras palavras, essa ameaça foi criada para permitir que hackers manipulem equipamentos físicos, o que a torna extremamente perigosa. "Nós definitivamente nunca vimos algo assim antes. O fato de que ele pode controlar a forma como máquinas físicas trabalham é muito preocupante", disse em comunicado Liam O'Murchu, pesquisador da Symantec.
O que também chama a atenção no Stuxnet é que ele foi desenvolvido para atacar um sistema muito especifico de infraestrutura, infectando um software da Siemens que controla instalações industriais fundamentais. O worm se aproveita de quatro vulnerabilidades do Windows desconhecidas até então. "Isso é muito peculiar. Normalmente, quando se descobre uma falha de segurança, se larga o vírus de uma vez, não se espera até ter quatro", diz Sieira.

Origem Desconhecida

Até agora, são poucas as pistas sobre a origem dessa ameaça. O que se tem por enquanto são apenas especulações. Especialistas da Symantec estimam que o projeto deve ter sido fabricado por uma equipe de até dez pessoas, em um trabalho que não durou menos de seis meses, levando-se em conta o tipo de código presente no Stuxnet.
A empresa de segurança privada Kaspersky Lab confirma que "este é um ataque de malware singular, sofisticado e apoiado por uma equipe altamente especializada". A empresa vai além, e acredita que o vírus possa ter sido projetado com o apoio e suporte de uma nação, que possuía fortes dados de inteligência à sua disposição.
"O que se diz por aí, e isso é só uma especulação, é que se trata de uma movimentação do governo americano, de Israel ou de ambos, levando em conta que os principais alvos foram a China e o Irã", afirma o o CEO da Cipher. O vírus teria infectado cerca de 6 milhões de computadores na China e mais de 62 mil no Irã.
Guerra Cibernética
O fato do Stuxnet poder ter sido elaborado com o apoio de uma nação sustenta a tese de que o mundo está entrando na era da guerra cibernética. Para a Kaspersky Lab, que trabalha para frear a ameaça juntamente com a Microsoft, o Stuxnet é um protótipo em operação de uma arma cibernética que levará à criação de uma nova corrida armamentista no mundo. "A década de 90 foi marcada pelos vândalos cibernéticos e os anos 2000 pelos criminosos cibernéticos. Agora estamos entrando na década do terrorismo cibernético, com armas e guerras virtuais", afirma Eugene Kaspersky, CEO da empresa.
"Pela sofisticação do Stuxnet, de fato se trata de uma ação de inteligência militar. Imagine o caso de uma guerra real, em que um país pode causar um blecaute em outro, por exemplo, sem tirar uma vida. É uma vantagem bélica muito grande", diz Sieira.
Esse é um caminho que vai se confirmando com declarações de autoridades nos últimos dias. Em reportagem da agência Reuters, fontes dos serviços de segurança israelenses teriam afirmado que a guerra computadorizada se tornou um dos pilares centrais do planejamento estratégico do país, com uma nova unidade de inteligência militar.
Os Estados Unidos também lançaram, há poucos dias, seu primeiro teste de um plano de resposta a uma ofensiva inimiga contra os seus sistemas de computação de serviços vitais. "Existe uma probabilidade real de que, no futuro, o país seja alvo de um ataque destrutivo, e precisamos estar preparados para ele", afirmou o general Keith Alexander, comandante de uma nova unidade militar norte-americana de guerra computadorizada.