Marcador

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Agroíndustria - Óleo da castanha do caju

Sobre o Caju

O Brasil está em segundo lugar seguido por Moçambique, Tanzânia e Quênia. No Brasil a produção está concentrada nos estados de Ceará, Piauí e Rio de Grande do Norte. Os maiores consumidores de castanha de caju do mundo são os Estados Unidos.

Sobre o Óleo de Castanha de Caju (LCC)

A Castanha de Caju apresenta uma casca bastante dura e cheia de um óleo viscoso, conhecido como óleo de castanha de caju ou LCC (líquido da casca da castanha de caju). Este óleo é como uma resina líquida, bastante cáustico, de cor marrom escuro quase preto, e odor forte e característico.

Utilização do Óleo de Castanha de Caju (LCC)

Do cajueiro tudo se aproveita: desde a sombra que a árvore pode oferecer, até a madeira, folhas, pedúnculo, castanha, mesocarpo. A amêndoa da castanha de caju constitui o principal produto de utilização do cajueiro, considerada uma das nozes mais preferidas do mercado.
O suco de caju também é bastante apreciado. Da amêndoa também é possível retirarmos um óleo que pode substituir o de oliva.

Aplicação do Óleo de Castanha de Caju (LCC)

O Óleo de Castanha de Caju tem uma aplicação industrial muito variada, podendo ser utilizado em fungicidas, inseticidas, germicidas, tintas, vernizes, resinas, esmaltes, revestimentos, isolantes elétricos, plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, anti-oxidantes, abrasivos, pós de fricção, entre muitas outras. Também apresenta propriedades anti-sépticas e vermífugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário