Marcador

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para Conhecimento...

Publicado, pela UEFS Editora, o livro ANTROPOENTOMOFAGIA: insetos na alimentação humana, organizado por Eraldo Medeiros Costa Neto.
O livro está à venda na Livraria Universitária (livraria.uefs@uefs.br). Este livro - uma coletânea de textos de diversos pesquisadores - é um marco significativo na história da antropoentomofagia latino-americana.
Das centenas de milhares de espécies de insetos já catalogadas, mais de 1.780 são utilizadas como alimento por cerca de 3 mil grupos étnicos em mais de 120 países. Os insetos são consumidos como suplemento alimentar, como substituto de outros alimentos em tempos de escassez ou como constituinte principal da dieta. Apenas no México, 10% das espécies de insetos comestíveis são cosmopolitas e as restantes estão restritas a determinadas zonas geográficas, das quais 12% são espécies aquáticas e 78% são terrestres.
Embora a literatura relacionada com essa arte gastronômica impressione pelo volume de resenhas, artigos e livros publicados sobre o tema, a cozinha entomofágica ainda permanece desconhecida, ou melhor, menosprezada, pela grande maioria da população mundial, especialmente nos países desenvolvidos. Porém, na questão central de como alimentar a crescente população humana, poucos discordariam do fato de que a entomofagia tem o potencial para suprir uma proporção significativa dos requerimentos nutricionais dos seres humanos, tanto como fonte direta de alimento ou indiretamente como ração animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário