Marcador

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa

Páscoa é uma data cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ela acontece exatos 47 dias depois do carnaval e 60 dias antes do Corpus Christi, sendo que essas 3 são variáveis. Ela sempre irá cair entre 22 de março e 25 de abril. Na verdade, a Páscoa ocorre no primeiro domingo após o equinócio vernal, uma mudança da posição relativa do sol em relação a Terra que marca a mudança de estação. A palavra Páscoa vem do hebreu “pesach” que significa passagem.
O domingo de páscoa se refere a ressurreição de Jesus Cristo após ser crucificado. Ele morreu três dias antes, na Sexta-Feira da Paixão e ressuscitou no domingo. Apesar de na civilização ocidental atual o Natal ser mais importante por sua comercialização, a Páscoa é o feriado mais importante da Igreja Católica. No período da semana santa é costume não comer carne vermelha como penitência pelo sofrimento que Jesus passou por nós.
O que o coelho e os ovos de chocolate tem a ver? A Igreja Católica apropria-se de muitas tradições anteriores a ela em seus costumes. O próprio Natal gera uma controvérsia, pois historicamente falando não há como afirmar a data do nascimento de Jesus, então essa data se referia a um festival pagão. A páscoa não é diferente. Além do fato da páscoa judaica ser muito mais antiga, o coelho da páscoa e ovos de chocolate fazem parte da tradição pagã. Eles são elementos dessa cultura que acabaram sendo incorporados.
A Páscoa, assim como o Natal, perdeu um pouco do seu significado religioso com sua comercialização. Hoje aparenta mais ser o feriado do “Coelhinho” do que uma celebração da ressurreição de Jesus Cristo.