Marcador

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Milton Santos foi homenageado pelo Congresso Nacional no dia 28/06


O intelectual, pesquisador, político, jornalista e geógrafo Milton Santos, que completou, dia 24/06/2011, 10 anos de desencarnado, foi homenageado pelo Congresso Nacional Brasileiro. A sessão em homenagem a um dos mais importantes intelectuais da história do Brasil foi realizada no dia 28 de junho, às 10h, no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.
A sessão requerida pelo deputado federal baiano, Luiz Alberto (PT/BA), teve como objetivo realçar a importância de Milton Santos para a sociedade brasileira. Foi uma forma de repercutir no parlamento as contribuições do geógrafo para o país. A mesa da sessão foi composta pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, o ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad, o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, do ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, os reitores das Universidades de Brasília (UNB), do Recôncavo (UFRB) e da Bahia (UFBA), José Geraldo de Sousa Junior, Paulo Gabriel Nacif e Dora Leal Rosa; e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Representações diplomáticas dos países onde Milton Santos atuou como professor, pesquisador e consultor, no período de 1964 a 1978, também marcaram presença na sessão solene. A saber: França, Portugal, Espanha, Tanzânia, Guiné Bissau, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Nigéria, África do Sul, Japão, Venezuela, Costa Rica, México, Canadá e Estados Unidos.

ENTREVISTA DE MILTON SANTOS PARA O RODA VIVA TV CULTURA

www.youtube.com/watch?v=bBalW_Z6D8E

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para Conhecimento...

Publicado, pela UEFS Editora, o livro ANTROPOENTOMOFAGIA: insetos na alimentação humana, organizado por Eraldo Medeiros Costa Neto.
O livro está à venda na Livraria Universitária (livraria.uefs@uefs.br). Este livro - uma coletânea de textos de diversos pesquisadores - é um marco significativo na história da antropoentomofagia latino-americana.
Das centenas de milhares de espécies de insetos já catalogadas, mais de 1.780 são utilizadas como alimento por cerca de 3 mil grupos étnicos em mais de 120 países. Os insetos são consumidos como suplemento alimentar, como substituto de outros alimentos em tempos de escassez ou como constituinte principal da dieta. Apenas no México, 10% das espécies de insetos comestíveis são cosmopolitas e as restantes estão restritas a determinadas zonas geográficas, das quais 12% são espécies aquáticas e 78% são terrestres.
Embora a literatura relacionada com essa arte gastronômica impressione pelo volume de resenhas, artigos e livros publicados sobre o tema, a cozinha entomofágica ainda permanece desconhecida, ou melhor, menosprezada, pela grande maioria da população mundial, especialmente nos países desenvolvidos. Porém, na questão central de como alimentar a crescente população humana, poucos discordariam do fato de que a entomofagia tem o potencial para suprir uma proporção significativa dos requerimentos nutricionais dos seres humanos, tanto como fonte direta de alimento ou indiretamente como ração animal.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O Uso da Vírgula

  


Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
 Não, espere.
 Não espere...

 Ela pode sumir com seu dinheiro...

 23,4.
 2,34.

 Pode criar heróis...
 
 Isso só, ele resolve.
 Isso só ele resolve.

 Ela pode ser a solução...
 
 Vamos perder, nada foi resolvido.
 Vamos perder nada, foi resolvido.

 A vírgula muda uma opinião...
 
 Não queremos saber.
 Não, queremos saber.

 A vírgula pode condenar ou salvar...
 
Não tenha clemência!
 Não, tenha clemência!


Uma vírgula muda tudo.
 
 Detalhes Adicionais:
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

 * Se você for homem, com certeza colocou a vírgula depois de TEM...