Marcador

sábado, 25 de dezembro de 2010

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. "Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.



Fonte: Revista Mundo Estranho

Censo revela crescimento da educação profissional no país.

Censo revela crescimento da educação profissional no país As matrículas na educação profissional e tecnológica cresceram 74,9% entre 2002 e 2010, segundo dados oficiais do Censo Escolar divulgado nesta terça-feira, 21, pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2010, o país [redes pública e privada] contabiliza 1,1 milhão de alunos na educação profissional, enquanto em 2002 eles somavam 652.073. No mesmo período, a rede federal de educação profissional passou de 77.190 alunos para 165.355, o que representa crescimento de 114%. Na rede federal, também se destaca a oferta do ensino médio integrado, com 46% das matrículas. Em 2007 este índice era de 27%. A trajetória de expansão da educação profissional também pode ser vista entre 2007 e 2010. Em 2007, as matrículas eram 780.162. Ao alcançar 1.140.388 neste ano, o crescimento é de 46% no intervalo.

           
Fonte: Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação - Brasília - DF

sábado, 18 de dezembro de 2010

Revitalização do Conselho Escolar do CETEP - PORTAL DO SERTÃO

Os marcos legais da educação brasileira, como a Constituição Federal/88, a LDB 93/94 e o PND/2001 legalizaram a Educação com novos paradigmas, num novo contexto da
Educação, destacando a gestão democrática, participação da comunidade, nas políticas públicas e a formação ou implantação do Conselho Escolar.
Com todas as mudanças nas leis educacionais, a escola caminha a passos lentos.
A gestão dita democrática é, ainda muito incipiente, herança de modelos passados, onde a participação da comunidade não é uma realidade constante.
Diante da atual conjuntura, a escola tem necessidade da existência de espaços de participação, para que diversos segmentos possam exercer a prática democrática. Dentre estes espaços, o Conselho escolar se destaca, pois sua participação está ligada, principalmente a essência do trabalho escolar.
Para fortalecer a equipe gestora, construímos um Plano de Ação sistematizado para a revitalização do Conselho Escolar, buscando sensibilizar e mobilizar toda a comunidade, inclusive os Conselheiros, no envolvimento e participação nas ações.
O Conselho Escolar participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico e acompanha o desenrolar das ações da Escola, em um permanente processo e avaliação com a finalidade maior. A construção de uma educação de qualidade, democrática e emancipadora. Por isso, a primeira atividade que o Conselho Escolar coloca para si é a de discutir e definir o tipo de educação a ser desenvolvida.

.