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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Provas da UEFS para consulta.


A UEFS disponibilizou as provas de vestibulares anteriores no seu site.


O link é:

terça-feira, 27 de julho de 2010

Qual a diferença entre http e https num site?



Os sites que começam com http://não estão “protegidos” seguros portanto, se você tem que digitar alguma informação pessoal tipo cpf, rg ,cnh ou outra coisa pense muito bem antes de digitar pois as suas informações podem ser rastreadas por pessoas mal intencionadas !
Já os sites que começam com https:// são sites seguros, você pode digitar informações pessoais sem problemas, tipo cpf , rg cartão de credito e outros, o site bloqueia qualquer tipo de invasor, é muito mais difícil conseguirem pegar informações em sites assim, ao contrário do outro que é muito fácil.
(Isto até os “hakers” descobrirem um “crak” para arrebentarem esta proteção, se é que não já o fizeram!)
Ah!, pode observar sempre que o site que começa com https// eles vão ter um cadeadozinho amarelo fechado na barra do navegador lá em baixo!
Observação: Você pode entrar em ambos os sites, não têm perigo, mas caso peça para digitar alguma informação pessoal você tem que levar em conta o que tá escrito acima, caso contrário, poderá se dar mal!
Cuidado também com sites que fazem você baixar arquivos da Internet. Caso você queira baixar imagens, sons, arquivos do Word e etc., olhe se a extensão final do arquivo tipo .gif .doc.jpg caso tenha uma extensão tipo .exe.com pode conter algum vírus.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

É verdade que usamos 10% da capacidade do cérebro?


Você tem idéia de quanto de sua capacidade cerebral é usada para ler esse texto, fazer uma prova no vestibular ou cumprir suas tarefas no trabalho? Metade? Vinte e cinco por cento? Ou no máximo 10%, como afirma uma antiga lenda sobre as limitações humanas?
Na verdade, não há como saber precisamente o quanto do potencial de inteligência é utilizado pelas pessoas, de acordo com o professor-doutor Sandro Blasi Espósito, da disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da PUC-SP. Até mesmo porque a ciência ainda não é capaz de determinar precisamente o que representa 100% de inteligência.
"Ninguém sabe exatamente a origem dos 10% de inteligência e que periodicamente volta ao noticiário. Não existe nada de científico comprovando esta afirmação", diz Espósito. O especialista acredita que a idéia de que os humanos não conseguem usar mais de um décimo de sua potencialidade se deve ao fato de que parte significativa da atividade mental ocorre em nível inconsciente.
Mas considerando essa parcela do cérebro que trabalha sem que estejamos percebendo, Espósito lembra que já há pesquisa que sugerem que, em cada momento, dependendo das circunstâncias emocionais e anímicas de uma pessoa, a mente trabalha perto do que seria máximo da sua capacidade.

Como se calcula a idade de um fóssil?


Com alguma freqüência, vemos na imprensa notícias que falam sobre a descoberta de um fóssil de milhares ou milhões de anos. São descobertas extremamente importantes para a ciência, mas você já parou para se perguntar como é possível calcular a idade de um fóssil?
Segundo Rualdo Menegat, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a idade dos fósseis é calculada com base em "métodos de datação, utilizando-se isótopos (átomos de um mesmo elemento químico) de elementos, como, por exemplo, o carbono". Como os isótopos se degradam, perdendo constantemente a radioatividade, em um ritmo conhecido, é possível calcular sua idade a partir dos resíduos de radioatividade.
Cada elemento químico possui uma idade. Conforme Menegat, "o carbono é usado para os fósseis que ainda possuem esse elemento nos ossos, geralmente provenientes de períodos geológicos mais recentes, como os hominídeos". Quando não é possível avaliar a idade do fóssil, procura-se fazer a datação da rocha em que ele foi encontrado. Como cada camada de rocha sedimentar é característica de um período geológico específico, é possível determinar uma cronologia através do estudo de uma determinada quantidade de camadas.
Esses métodos têm um alto grau de exatidão. Quanto mais recente é o fóssil, maior é a precisão de sua idade estimada. Enquanto a análise pelo carbono permite medidas confiáveis de até 100 mil anos, os isótopos de elementos como potássio, argônio e estrôncio, muito utilizados pelos paleontólogos, possibilitam um grau de precisão que alcança muitos milhões de anos. "Para os fósseis mais antigos, há uma margem de erro de cinco mil anos, enquanto os mais recentes têm uma variação permitida de cerca de mil anos", esclarece o professor Rualdo Menegat.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tabela para ter nas mãos














domingo, 11 de julho de 2010

Perfil do Técnico em Agroindústria

Produtos fabricados pela Agroindústria


O Técnico em Agroindústria é o profissional que planeja, monitora e avalia processos de industrialização de produtos agropecuários, aplicando técnicas de "Boas Práticas de Fabricação" nos processos agroindustriais e laboratoriais de controle de qualidade, promovendo o desenvolvimento técnico e tecnológico da área, bem como coordena e gerencia empresas agroindustriais, programas de controle ambiental e recursos humanos, como também aplica
técnicas mercadológicas competitivas, adequadas à distribuição e à comercialização dos produtos.
Mercado de Trabalho:Agroindústrias como laticínios, cooperativas agropecuárias, indústrias de alimentos, fábricas de ração, indústrias de conservação de vegetais e processamento de derivados cárneos.

sábado, 10 de julho de 2010

Telecentro no Cetep


O CETEP - Portal do Sertão foi contemplado com um TELECENTRO.Br - Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades.
É um programa do Governo Federal para promover a inclusão digital da população.
A entrega dos aparelhos e a implantação do projeto estão previstos para o mês de julho ou agosto.

As Inscrições do ENEM foram prorrogadas.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foram prorrogadas até o dia 16 deste mês. Com isso, as insrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 16. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos.
Segundo o Inep, a decisão atende a uma solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site
http://www.enem.inep.gov.br/.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

De volta às Aulas

As aulas estão de volta e com isso estão de volta também muitos sonhos. Os professores sonham com turmas bem comportadas, entusiasmadas, que vibrem no contato com as propostas feitas, sonham com o aumento de salário, o reconhecimento por seu trabalho, o elogio que quase nunca vem, mas como é uma volta e estamos falando de sonhos, tudo é possível.

E o aluno? Quais os seus sonhos? O que esperam nesse retorno às aulas? Se lhes fizermos estas perguntas, acredito que muitos dirão que sonham com bons professores, que a cada aula os reporte a um mundo até então desconhecido, ao mundo do conhecimento e do saber. Sonham com as descobertas que farão e que os levará, certamente, a uma vida melhor, de mais qualidade, onde poderão transpor para fora da sala de aula todo saber adquirido, acrescido da competência de poder transformar o que está errado, lapidar o que ainda não está muito bom ou, até mesmo, manter o que lhes convém.Os objetivos educacionais caminham bem por esta linha, antes de se cumprir os princípios básicos que regem a educação, ditados pela Lei de Diretrizes e Bases, a nós, professores, cumpre fazer uma reflexão sobre os nossos sonhos e os dos alunos e, encontrar formas de realizá-los, mesmo que seja preciso romper com paradigmas pré-estabelecidos e constituir novos modelos, novas concepções do fazer pedagógico, mais condizentes com as necessidades e expectativas de todos.Vivemos num mundo de rápidas e significativas mudanças, e isto torna explícita a importância fundamental no recomeçar das aulas.
Nada pode ser como era antes. Ninguém passa pelo mesmo ponto, duas vezes, da mesma forma. Nós nos modificamos e o que está a nossa volta, longe ou perto, também se transforma. Aqui cabe, penso eu, perguntas que nos levam à reflexão: Será que podemos voltar à sala de aula como se o tempo houvesse parado, só nos esperando retornar? Será correto e honesto, não sonhar, não buscar ferramentas que implementem esses sonhos? Não viver? Sim, porque já foi dito que aquele que copia o planejamento anterior, repete os mesmos procedimentos, não inova, não cria, este, não pára no tempo, mas dá passos atrás, como caranguejo. Alerta, Professor! O momento é este! O momento é agora! No retorno às aulas, vamos catapultar os sonhos de todos para o real, fazendo do nosso mundo educacional um mundo de novas descobertas, novas conquistas, novos saberes, um mundo onde o princípio norteador é ser feliz!
Feliz volta às aulas!
Zuleide Blanco Rodrigues
Graduada em Pedagogia (PUC-SP),
pós-graduada em Educação - (PUC-SP)

O que é o 2 de julho

A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.
Esta é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, pela sua importância, principalmente para os baianos, todos os anos a Bahia celebra o 2 de Julho. Tropas militares relembram a entrada do Exército na cidade e uma série de homenagens são feitas aos combatentes.
Entre todas as comemorações, a do ano de 1849 teve um convidado muito especial. O marechal Pedro Labatut, que liderou a tropas brasileiras nas primeiras ofensivas ao Exército Português, participou do desfile, já bastante debilitado e sem recursos financeiros, mas com a felicidade de homenagear as tropas das quais fez parte.
Para chegar a este dia, muita luta foi travada...
O Brasil do início do século XVIII ainda era dominado por Portugal, enquanto o Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e a Bahia continuavam lutando pela independência. As províncias não suportavam mais a situação e, percebendo os privilégios que o Rio de Janeiro estava recebendo por ser a capital, Pernambuco e Bahia resolveram se rebelar.
Recife deu início a uma revolução anti-colonial em 6 de março de 1817. Esta revolução tinha uma ligação com a Bahia, já que havia grupos conspiradores compostos por militares, proprietários de engenhos, trabalhadores liberais e comerciantes. Ao saber desta movimentação, o então governador da Bahia, D. Marcos de Noronha e Brito advertiu alguns deles pessoalmente.
O governo estava em cima dos conspiradores e, devido à violenta série de assassinatos, muito baianos resolveram desistir. Com toda esta repressão, a revolução de Recife acabou sendo derrotada. Os presos pernambucanos foram trazidos para a Bahia, sendo muitos fuzilados no Campo da Pólvora ou presos na prisão de Aljube, onde grande personagens baianos também estavam presos.


Movimentação pela independência:
Diante das insatisfações, começaram as guerras pela independência. Os oficiais militares e civis baianos passaram a restringir a Junta Provisória do Governo da Bahia, que ditava as ordens na época, e com esta atitude foi formado um grupo conspirativo que realizou a manifestação de 3 de Novembro de 1821.
Esta manifestação exigia o fim da Junta Provisória, mas foi impedida pela "Legião Constitucional Lusitana", ordenada pelo coronel Francisco de Paula e Oliveira. Os dias se passaram e os conflitos continuavam intensos. Muitos brasileiros morreram em combate.


Força portuguesa:
No dia 31 de Janeiro de 1822 a Junta Provisória foi modificada. E depois de alguns dias, chegou de Portugal um decreto que nomeava o brigadeiro português, Ignácio Luiz Madeira de Mello, o novo governador de Armas. Os oficias brasileiros não aceitavam esta imposição, pois este decreto teria que passar primeiro pela Câmara Municipal. Houve, então, forte resistência que envolveu muitos civis e militares.
Madeira de Mello não perdeu tempo e colocou as tropas portuguesas em prontidão, declarando que iria tomar posse. No dia 19 de fevereiro, os portugueses começaram a invadir quartéis, o forte São Pedro, inclusive o convento da Lapa, onde haviam alguns soldados brasileiros. Neste episódio, a abadessa Sónor Joana Angélica tentou impedir a entrada das tropas, mas acabou sendo morta.
Concluída a ocupação militar portuguesa em Salvador, Madeira de Mello fortaleceu as ligações entre a Bahia e Portugal. Assim a cidade recebeu novas tropas portuguesas e muitas famílias baianas fugiram para as cidades do recôncavo.


Contra-ataque brasileiro:
No recôncavo, houve outras lutas para a independência das cidades e o fortalecimento do exército brasileiro. O coronel Joaquim Pires de Carvalho reuniu todo seu armamento e tropas e entregou o comando ao general Pedro Labatut. Este, assim que assumiu, intimidou Madeira de Mello.
Labatut organizou todo seu exército em duas brigadas e iniciou uma série de providências. Aos poucos o exército brasileiro veio conquistando novos territórios até chegar próximo a cidade de Salvador.
Madeira de Mello recebeu novas tropas de Portugal e pretendia fechar o cerco pela ilha de Itaparica e Barra do Paraguaçu. Esta atitude preocupava os brasileiros, mas os movimentos de defesa do território cresciam. E foi na defesa da Barra do Paraguaçu que Maria Quitéria de Jesus Medeiros se destacou, uma corajosa mulher que vestiu as fardas de soldado do batalhão de "Voluntários do Príncipe" e lutou em defesa do Brasil.
Em maio de 1823, Labatut, em uma demostração de autoridade, ordenou prisões de oficiais brasileiros, mesmo sendo avisado do erro que estava cometendo, e acabou sendo cassado do comando e preso. O coronel José Joaquim de Lima e Silva assumiu o comando geral do Exército e no dia 3 de Junho ordenou uma grande ofensiva contra os portugueses. Com a força da Marinha Brasileira, o coronel apertou o cerco contra a cidade de Salvador, que estava sob domínio português, restringindo o abastecimento de materiais de primeira necessidade. Diante destes fortes ataques e das necessidades que estavam passando, Madeira de Mello enviou apelos e acabou se rendendo. Com a vitória, o Exército Brasileiro entrou em Salvador consolidando a retomada da cidade e fim da ocupação portuguesa no Brasil.